O Ergonomista em Nova Perspectiva

Congresso ABERGO 2019
15 de junho de 2019
Mudanças na NHO 11
22 de agosto de 2019

Com o novo governo, muitas mudanças vem sendo anunciadas. Algumas diretamente envolvidas com os ergonomistas e profissionais da área de segurança do trabalho. Sendo as alterações nas NR’s, alterações no sistema trabalhista, alterações ou fim do eSocial, alterações na conduta das fiscalizações e multas.

Evidentemente será necessário esperar, porém algumas informações já disponíveis, permitem fazer algumas análises. A primeira, feita pelo Ministro Rogério Marinho em Julho de 2019, altera o sistema de fiscalizações que deverá numa primeira visita, fazer uma instrução do que precisa ser ajustado e somente após a segundo visita poderá impetrar uma multa, exceto em casos graves. Para os consultores, este procedimento será positivo, uma vez que as empresas ao invés de investirem na quebra ou redução das multas, investirão nas soluções, evitando a judicialização, sendo que para isso necessitarão de consultores.

Um quesito que se mostrou favorável é a obrigatoriedade da assinatura digital, que de certa maneira dará mais segurança aos profissionais, assim como a não obrigatoriedade de impressão dos laudos, somente quando for solicitado por fiscalizações. No que tange à proposta de alteração das NR’s e eSocial, ainda não há informações suficientes.