Treinamentos de Ergonomia

Treinamentos Presenciais

 

Os treinamentos presenciais ministrados pela PRODERG – São Paulo.

Todos os treinamentos contemplam:

  • Certificado de conclusão
  • Apostila com conteúdo do curso
  • Coffee Breaks

Treinamentos In Company

 

Os treinamentos ministrados pela PRODERG são desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente e público alvo, alinhados e atualizados em função das novas tecnologias, pesquisas e conhecimento. São desenvolvidos por especialista em Ergonomia pela Universidade de São Paulo com certificação da ABERGO como Ergonomista Profissional Sênior. Nossos treinamentos podem ser ministrados “in company” ou internamente, oferecendo o que existe de mais atual no mundo ramo da Ergonomia Complexa.

O treinamento que contempla a Analise Ergonômica do Trabalho (AET) e Ergonomia Aplicada tem como objetivo facilitar a visão durante a coleta de dados e elaboração da AET, sendo embasado nos itens legais da NR17 compreensão do manual de aplicação da NR 17, abordando também os pontos de identificação da demanda de trabalho, utilização de ferramentas ergonômicas baseadas na ISO 11228, avaliação e aplicação dos dados antropométricos e abordagem da aplicação da melhorias na empresas através de gerenciamento de comitês ergonômicos.

A Ergonomia Complexa abrange de forma detalhada todos os fatores que envolve os trabalhadores e seu ambiente de trabalho, tais como a organização do trabalho, demanda, produção, sobrecargas físicas e psíquicos que envolve o trabalhador, aborda os fatores que causam os erros humanos e ou as regulações diárias para a realização do processo (resiliência) e como consequências as patologias psíquicas e físicas. O conhecimento da complexidade da ergonomia favorece o entendimento e a compreensão na realização da Analise Ergonômica do trabalho (AET)

Com base na ISO 11228 as ferramentas de analise têm como finalidade de identificar situações da atividade de trabalho que possam causas dano à saúde, podendo ser posturas inadequadas, ritmo de trabalho acelerado entre outros. Nosso treinamento visa apresentar a definição, aplicabilidade, diferenças entre as ferramentas, modo de definição de cada uma a ser utilizada na Analise Ergonômica do Trabalho, de forma pratica.

O treinamento de Projeto em Ergonomia tem como objetivo demonstrar de forma clara a importância de criação de projetos com estrutura ergonômica para facilitar o trabalho evitando desgaste dos trabalhadores, abordando conhecimento da estrutura antropométrica da população, fatores como freqüência do trabalho, layout do local, reconhecimento da demanda de projetos a partir da Analise Ergonômica do Trabalho, o treinamento também aborda a importância de projetos ergonômico de concepção para uma boa estruturação do serviço e fatores relacionados à estrutura psíquica do trabalho sendo aplicado com exemplos práticos.

O treinamento de Gestão em Ergonomia tem como objetivo demonstrar o conjunto de ações necessárias para mudar a cultura da empresa e realização das melhorias ergonômicas, sendo abordados os passos para a realização da um comitê ergonômico dentro da empresa, estruturar as medidas no plano de ação e obtenção de resultados, tais como preparação para o comitê, formação do comitê, treinamentos, documentação necessária para eficiência do mesmo, assessoria entre outros fatores, facilitando a obtenção do sucesso nas intervenções ergonômicas.

A ISO (International Organization for Standardization- Padrão Internacional de Organização) que tem como função elaborar padrões ou normas internacionais de modo a facilitar as relações comerciais entre países, demonstrando assim o padrão de qualidade dos serviços e produtos nas empresas. Atualmente as ISO são utilizadas para complementar as Normas Regulamentadoras (NR) no Brasil. As ISO´s de Ergonomia estão relacionadas a transporte e manuseio de carga, trabalho mental, ferramentas ergonômicas entre outras facilitando assim a compreensão das melhorias a serem realizadas nas empresas.

Muitas empresas não conseguem entender o não cumprimento de suas metas nos prazos determinados, o que causa o aumento do ritmo de trabalho, diminuição ou ausência de pausas, contratação de mão de obra não qualificada, insatisfação dos trabalhadores, surgimento de patologias proporcionando número elevado de afastamento dos trabalhadores e de acidentes no decorrer do processo. Esse processo esta relacionado a falta de conhecimento da Organização do trabalho, causando problemas coletivos, conflitos gerenciais, abuso de autoridade e excesso de poder, causando danos aos trabalhadores e gastos às empresas por haver cada vez adaptação do trabalhador a situação estabelecida sendo possível de penalidades e impossibilitando o crescimento da empresa.

Durante a execução do trabalho há uma exigência cognitiva elevada, pois os trabalhadores necessitam de atenção, percepção, memória para executar a atividade enfim as estruturas e os processos para perceber, armazenar e recuperar informações. O treinamento de Aspectos cognitivos x Ergonomia tem como objetivo discutir de forma clara os fatores que proporcionam o adoecimento emocional dos trabalhadores, sendo baseado na ISO, com fatores judiciários que impactam na economia da empresa, demonstrando como identificar os fatores que levam os trabalhadores a desenvolverem patologias, tais como pressão de trabalho, falta de clareza no trabalho, falta de oportunidade de se expressar entre outros.