PGR / GRO

O PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), tratadas dentro da NR01, levando-se em consideração a  abordagem ergonômica, se mostra altamente preocupante, principalmente por  tratar doenças dentro de uma visão do RISCO em uma demanda que não se limita dentro de um espaço de tempo definido. Isto é; a doença pode se apresentar muito depois da caracterização do RISCO ou NÃO RISCO.

Por esta razão, deve-se antes de mais nada definir uma metodologia JURAMENTADA para a correta definição dos RISCOS.  No caso do acidente há limitação do evento dentro do tempo de trabalho, há uma linha do tempo bem definida, todavia as doenças podem transcender tal limitação e por esta razão a importância da definição de uma metodologia muito bem consolidada. A PRODERG , vem atuando com sucesso dentro desta linha de pautar os RISCOS sob os resultados de ferramentas juramentadas.

Este treinamento vem exatamente demonstrar que é possível definir metodologias bem fundamentadas, mesmo tratando-se de demandas qualitativas.